Projeto Anjos de Patas - Psicopedagogos utilizam a terapia com animais

25/02/2013 15:48

O Provet apoia o Projeto anjos de patas, um trabalho sério e de carácter voluntário que ajuda muitas crianças e adolescentes. Por esse motivo incetivamos o Projeto dando toda assistência necessários

Conheça o Projeto:


O Projeto “Anjos de Patas” surgiu, em 2006, quando a pedagoga, especialista em Psicopedagogia Clínica, Luciana Issa, decidiu inovar o tratamento psicopedagógico clínico, para acompanhar os avanços advindos da ciência vivenciados em países como: Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Holanda entre outros.

Eles realizam atendimento psicopedagógico utilizando cães terapeutas como instrumentos facilitadores no aprendizado de crianças que vivem o insucesso escolar, principalmente, no ensino fundamental (I e II).

Por vários fatores, elas não conseguem aprender, seja por dificuldades de aprendizagem ou em razão de terem transtornos como: Autismo, Asperger, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno obsessivo-compulsivo, Transtorno Desafiador Opositor, etc. Nosso trabalho encontra fundamentação científica a partir de pesquisas realizadas no exterior e, no Brasil, na área da Psicopedagogia Clínica, somos pioneiros (não temos conhecimento).

Por ser de caráter voluntário e um trabaho de credibilidade, o Projeto "Anjos de Patas" possui grandes patrocinadores que apoiam o trabalho entre eles o Provet. .

O emprego da A/TAA – Atividade e Terapia Assistida por Animais representou um divisor de águas no tratamento clínico. As crianças assistidas evoluem mais rapidamente dentro de um ambiente seguro e realizam atividades psicopedagógicas com a participação de cães terapeutas que interagem com o assistido. O mundo lúdico das crianças propicia criarmos uma série de situações que podem estimular aspectos cognitivos delas, para ajuda-las no desenvolvimento educacional.

Dessa forma, consubstanciado no conhecimento científico, promovemos os benefícios biopsicossocial proporcionados pelos animais de estimação às crianças, adolescentes e idosos carentes, através da A/TAA.

O Projeto se iniciou no Paraná visitando crianças na APAE, idosos institucionalizados e pacientes internados no Hospital Universitário de Maringá, onde continua até hoje. Em São Paulo, atendem a crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem que estão abrigados em um orfanato. Ao mesmo tempo, visitam um abrigo de idosos, evitando o isolamento social, tratando a questão da auto-estima, trabalhando com a memória e raciocínio do idoso, enfim, tratamos do bem-estar.

A Profª. Luciana Issa conhece com propriedade os problemas de aprendizagem e, hoje, ministra cursos e palestras sobre Atividade e Terapia Assistida por Animais, apresentando um novo e importante papel dos animais de estimação.


No total, possuem 5 cães: Kion, um samoieda (6 anos), Joe, um golden retriever (4 anos), Enya, uma terra nova (7 anos), Benji, um SRD (3 anos) e Bellinha, uma filhote de terra nova (7 meses).

Maiores informações e doações:

acesse: www.anjosdepatasaprendizagem.com.br ou entre em contato através do telefones: (11) 2211-1877 (11) 7045-9919

Fonte: https://www.provet.com.br/noticia/seu_pet/projeto-anjos-de-patas/105/


 

—————

Voltar


Contato

Paula Reis Psicopedagoga Clínica e Institucional- ABPp nº 12506