Fisioterapia para Síndrome de Down

18/02/2013 22:13

A fisioterapia para a Síndrome de Down consiste em realizar exercícios desde o diagnóstico da doença até por volta dos 5 anos de idade.

Os exercícios tem a finalidade de estimular precocemente a criança para que ela consiga atingir os mesmos objetivos que os bebês alcançam sozinhos, como sentar, gatinhar, ficar de pé, andar e correr.

É esperado que o portador da síndrome de Down consiga realizar tais tarefas, e ele certamente conseguirá. Mas pode fazê-las mais facilmente com a estimulação feita na fisioterapia. A criança com síndrome de Down que não faz fisioterapia pode alcançar estes marcos somente perto da adolescência.

A fisioterapia pode ser feita em clínicas e em consultórios de estimulação psicomotora. A equoterapia, fisioterapia feita com a ajuda de cavalos, também é uma ótima opção de tratamento para a síndrome de Down, pois fortalece os músculos, conferindo um maior equilíbrio e concentração.

O que é a Síndrome de Down

A síndrome de Down é uma doença genética que pode trazer consigo outras situações graves como leucemia, problemas oculares, doenças cardíacas, deficit nutricional e problemas ortopédicos como luxação congênita do quadril e/ou disfunção na cervical, por exemplo.

Nem todos os portadores da síndrome podem ter estas doenças, mas o quanto antes o diagnóstico for feito, melhor. Pois assim pode-se aumentar a qualidade de vida deste indivíduo.

Link útil:

Confira as características e quais são as causas da Síndrome de Down

Fonte: https://www.tuasaude.com/fisioterapia-para-sindrome-de-down/

—————

Voltar


Contato

Paula Reis Psicopedagoga Clínica e Institucional- ABPp nº 12506