Vygotsky e o Desenvolvimento Humano

17/02/2013 11:39

      Vygotsky nos trouxe propostas teóricas inovadoras sobre o pensamento e a linguagem. Um conceito importante na sua obra é o fato das origens das formas superiores de comportamento, como a memória, a atenção e o pensamento, que, para ele, são construídos nas relações sociais e não dentro do próprio sujeito. Esse homem que se constitui por meio das relações sociais não é simples receptor de informações, mas um sujeito participante de sua história e que interage com seus pares.

     As propostas de Vygotsky foram elaboradas ao lado de Luria e Leontiev, e o desenvolvimento da criança compreendido por Luria é composto por três aspectos importantes. O aspecto instrumental refere-se à natureza mediadora das funções psicológicas complexas. Isso significa que não só respondemos aos estímulos do ambiente, mas modificamos esses estímulos e os transformamos em instrumentos para o nosso comportamento. Por exemplo, mudar um objeto de lugar dentro de casa para lembrar-se de levar um material importante para o trabalho no dia seguinte. O objeto foi mudado de lugar estabelece uma mediação entre o estímulo, que é o próprio objeto, e o nosso comportamento. O aspecto cultural significa o conjunto de códigos que a sociedade cria para a solução de tarefas do cotidiano, e cada tarefa traz dentro de si uma série de subtarefas. Por exemplo, para tomar café é necessário antes escovar os dentes. Para escovar os dentes é necessário posicionar a escova numa certa posição, colocar o creme dental, etc. A linguagem é um dos códigos criados pela sociedade e indispensável para a humanidade. O aspecto histórico é utilizado para dominar o ambiente social e representa uma mistura do histórico com o cultural, pois todos os meios que o homem usa para o domínio do ambiente foram construídos pela civilização.

     Os estudos de Vygotsky se concenntraram, principalmente, na linguagem e no pensamento. Para o autor, a fala possui um desenvolvimento progressivo, pois inicialmente a criança mistura a fala com suas ações e o objeto, o brinquedo, por exemplo, é quem orienta conversa posteriormente ela utiliza a fala para se comunicar com os adultos e demonstrar o que está fazendo ou querendo. Somente mais tarde é que a fala deixa de ser um instrumento do comportamento e adquiri um amplo sentido.

     A linguagem é, portanto, um meio de construção da cultura e toda ela representam um sistema de signos. Para Vygotsky é o da zona proximal. A zona proximal de nossos alunos não pode ser medida, pois representa o desenvolvimento que ainda está por vir. Além disso, cada ser humano possui uma zona proximal diferente, pois cada informação, cada contato com a realidade é, portanto, cada aprendizagem, altera a nossa zona proximal. Isso significa que o professor pode se posicionar perante o aluno considerando que o desenvolvimento ainda ao aconteceu ou que a aprendizagem ainda está por vir.

Em suma, enquanto Piaget enfatiza a maturação, as experiências concretas e a equilibração, Vygotsky enfatiza o aspecto interacionista, pois é por meio da interação social que os planos mentais superiores são construídos.

 

—————

Voltar


Contato

Paula Reis Psicopedagoga Clínica e Institucional- ABPp nº 12506