Resposta sobre o encontro com o Prefeito de Lavras Marcos Cherem /assunto: A importância do Psicopedagogo nas Instituições Escolares.

21/07/2013 12:36

Infelizmente o Prefeito de Lavras Marcos Cherem desmarcou o encontro por motivos pessoais, mas consegui falar com sua assessora e discutimos satisfatoriamente sobre o assunto, sendo que a mesma alegou que a Prefeitura estaria passando por momentos de crise e que infelizmente por agora não teria o que se fazer pela educação, mas que tudo indica que haverá um concurso logo no final do ano pela prefeitura e que o ofício entregue ao prefeito poderá ser de grande valia, pois o mesmo pode vir a certificar-se e reforçar a importância do psicopedagogo no trabalho multidisciplinar na Educação. 

Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa. (Gandhi)

OFÍCIO:

AO

PREFEITO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS/MG

OU SEU REPRESENTANTE LEGAL.

ASSUNTO: SOLICITAÇÃO DA INCLUSÃO DO PROFISSIONAL PSICOPEDAGOGO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE LAVRAS/MG.

 

     ...Venho mui respeitosamente por meio desta, solicitar a honrada administração do Município de Lavras, em caráter de urgência a inclusão em seu quadro do profissional Psicopedagogo nas Instituições Escolares, atuando de forma preventiva e terapêutica, devido as dificuldades de aprendizagem que assola a Educação, pois bem sei que V. Sra. Se preocupa com as famílias, com a comunidade que envolve o acesso escolar, sendo que os mesmos também contam com tal apoio.

     O trabalho do Psicopedagogo é indispensável nas instituições de ensino e sua atuação traz notável diferença na Educação Escolar em caráter multidisciplinar, pois é o profissional preparado para atender crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem atuando na sua prevenção na Instituição Escolar e também diagnóstica e tratamento no trabalho clínico, sendo que, a principal diferença de atuação do psicopedagogo dos demais profissionais é o foco deste no vetor da aprendizagem e desta forma contribuindo sensivelmente para com as melhorias da qualidade do ensino, colaborando com sua atuação para o melhor desenvolvimento dos alunos no espaço escolar, atendendo, de maneira mais ampla, de forma a amenizar os efeitos dos problemas cruciais da Educação evidentes no Brasil. Nas escolas o Psicopedagogo também utiliza instrumental especializado, um sistema específico de avaliação e estratégias capazes de atender aos alunos em sua individualidade e de auxiliá-los em sua produção escolar e, além desta, colocando-os em contato com suas reações diante da tarefa e dos vínculos com o objetivo do conhecimento. Desta forma resgata positivamente o ato de aprender e previne o fracasso na aprendizagem, promovendo a melhoria da qualidade do desempenho escolar.

     São muitas as queixas das famílias e educadores sobre as dificuldades de aprendizagem e sobre o fracasso escolar, diante dessas, o profissional psicopedagogo através de suas habilidades e competências proporciona resultados positivos, no qual o poder público acaba por atender e respeitar as solicitações das famílias e do corpo docente.

     Sendo apenas o que peço para o momento, desde já, agradeço-lhe(s).

 

Lavras/MG, 12 de julho de 2013.

 

 

—————

Voltar


Contato

Paula Reis Psicopedagoga Clínica e Institucional- ABPp nº 12506