Quem quer jogar?

16/02/2013 18:51

Jogo do Mikado

Jogo do Mikado é um excelente jogo. Jogo do Mikado é uma excelente forma de trabalhar a motricidade de forma lúdica e divertida.

Jogo do Mikado

O mikado é um bom exemplo de jogo para trabalhar a motricidade, a destreza manual e a concentração, melhor ainda se antes de o jogar o construir com o seu filho ou o seu educando.

Como construir Mikado

Para construir Mikado irá precisar de uma caixa de fósforos e de canetas de feltro.

Comece por aparar as duas extremidades de cada fósforo. De seguida, proceda à pintura de cada fósforo com as canetas de feltro: amarelo, azul e vermelho. A maior parte dos fósforos terá apenas duas faixas de cor (valem 1 ponto) e alguns terão três faixas de cor (valem dois pontos). Apenas um, o mais desejado, terá seis faixas e valerá três pontos. Deverá ser colocado bem no meio do monte dos fósforos antes de se começar a jogar. Pode também decorar a caixa e fósforos.

Como jogar Mikado

Para jogar segura-se o conjunto dos fósforos com uma só mão, tocando uma das extremidades em cima da mesa e larga-os totalmente. O primeiro jogador retira cuidadosamente um dos fósforos sem tocar nos outros. Quando toca passa a vez ao jogador seguinte. O jogo termina quando não existirem mais peças.

 

Jogo das Sílabas

Jogo das sílabas é uma actividade divertida que poderá fazer com o seu filho. Jogo das sílabas destina-se a crianças com idades superiores a 3 anos com ou sem dificuldades de aprendizagem.

Jogo das Sílabas

É um jogo de linguagem simples e divertido que pode ser realizado em qualquer lado e ajustado à rotina quotidiana. Estimula a linguagem oral e trabalha a estrutura das palavras, prevenindo futuros problemas relacionados com a leitura e com a escrita. Trabalha o conceito de palavra e a consciência silábica.

Como jogar o Jogo das Sílabas

Em primeiro lugar escolha a palavra de ordem, que será a palavra usada para começar o jogo, combinada previamente entre si e o seu filho ou educando. Por exemplo: “Silabra” (palavra fictícia e engraçada).

Cada vez que disser a palavra “Silabra” o jogo começa: o adulto que está a jogar vai dizendo palavras do que vê vendo ao redor do local onde se encontram e a criança tem de indicar as sílabas, mas de forma divertida, ou seja, batendo as palmas, batendo os pés, pulando, etc.

Por exemplo, quando vai às compras com o seu filho tem uma excelente oportunidade de praticar este jogo. Entra no supermercado e diz “silabra” (ou outra palavra da sua escolha) e logo começa a brincadeira educacional. Poderá pedir à criança para bater palmas para indicar quantas sílabas a palavra tem: ba-na-na.

Poderá jogar quantas vezes pretender e durante o tempo que achar adequado.

 

Jogo dos Sons

Jogo dos Sons é excelente para treinar a capacidade auditiva, vocabulário musical e de objectos, assim como a atenção e a concentração.

Jogo dos Sons

O jogo dos sons consiste basicamente em identificar diferentes tipos de sons, sendo por isso adequado para todas as idades.

O que precisa para o Jogo dos Sons

Precisa de sons gravados, objetos com sons específcios ou instrumentos musicais. Pode utilizar 2 ou 3 sons para os mais pequenos e ir aumentando o número de acordo com a idade.

Como jogar o Jogo dos Sons

Organize diversos objectos que possuam um som específico, por exemplo, despertador, campaínha, folha de jornal, lata, frasco de vidro ou pequenos instrumentos musicais como reco-reco, tambor, clavas, pau de chuva

Um a um, com os olhos vendados, cada criança tem de identificar o som que vai produzir com o objecto ou instrumento.

 

Jogo das Roupas

Jogo das Roupas é excelente para trabalhar o vocabulário acerca do vestuário. O jogo das roupas permite também trabalhar a perceção táctil, nomeadamente a identificação pelo tato.

O que precisa para Jogo das Roupas

Para realizar este jogo necessita de uma caixa de plástico, cartão ou um cesto de roupa, várias peças de roupa (por exemplo, t-shirt, calças de ganga, camisola, camisa, etc) e vendas.

Jogo das Roupas

Com os olhos destapados mostre às crianças as diversas peças de roupa e peça para as identificarem. Corrija se necessário. Com os olhos vendados cada criança, à vez, pega numa peça de roupa e tenta identificá-la pelo tato.

Com este jogo também pode trabalhar as cores, os tipos de tecido, roupa para criança ou adulto ou roupa para mulher e homem, naturalmente sem os olhos vendados.

 

Jogo das Estátuas

Jogo das estátuas pode ser jogado dentro e fora de portas. Jogo das Estátuas permite trabalhar a noção de ritmo e som, assim como a motricidade e a atenção. É um jogo adequado a crianças com idades superiores a 4 anos.

O que precisa para Jogo das Estátuas

Para realizar este jogo precisa de caixas, bancos, cadeiras ou outros objectos estáveis (que as crianças possam estar em cima), uma pandeireta ou outro instrumento.

Jogo das Estátuas

Escolha uma das crianças para ficar de costas com a pandeireta (ou outro instrumento da sua escolha). As restantes têm de saltar de base em base enquanto a criança que tem o instrumento o está a tocar.

Quando parar de tocar todos têm de estar imóveis na sua base. Quem não estiver perde e sai do jogo ou então troca com a criança que tem o instrumento.

 

Jogo do Nome

Jogo do Nome é uma excelente e divertida forma de apresentação. Jogo do Nome é uma actividade ideal para um grupo que ainda não se conhece bem, para realizar no início das aulas, por exemplo.

Como jogar o Jogo do Nome

Peça para as crianças se sentarem em círculo. Uma das crianças diz o seu nome e o restante grupo repete o nome, batendo palmas em cada sílaba do mesmo. Cada criança, à vez, diz o seu nome e o grupo repete o processo. Exemplo: Ricardo – Ri (palmas)-car (palmas)-do (palmas).

Dependendo da idade pode dificultar um pouco mais o jogo. Bata palmas e peça às crianças para identificarem de qual nome se trata. Por exemplo: Clap, clap, poderá ser Pau-lo ou Car-la. Pode escrever os nomes no quadro para facilitar a separação dos mesmos em sílabas.

Jogos com Botões

Jogos com botões são uma excelente actividade. Jogos educativos com botões podem ser realizados com um grupo de crianças pequenas., abordando as primeiras noções de matemática.

O que precisa para Jogos com Botões

Apenas precisa de botões de várias cores, com tamanhos diferentes e com 2, 4 ou sem buracos. Também necessita de quatro caixas de papelão (por exemplo de sapatos).

Jogos com Botões

O primeiro consiste em pedir à criança ( ou em pares) para colocar os botões por ordem crescente ou decrescente, ou seja do mais pequeno para o maior e vice-versa, independentemente das cores ou espessuras. Para tornar o jogo mais interessante pode ser tipo competição, ganha a equipa mais rápida.

O segundo jogo será o de identificar formas. Misture todos o botões. Peça para cada grupo agrupar os botões de acordo com os buracos: 2, 4 ou nenhum. Mais uma vez ganha a equipa mais rápida e que acertou na separação dos botões.

O terceiro jogo utilizará as caixas de sapatos. Peça para cada equipa separar os botões de acordo com o seguinte: caixa preta (botões pretos, cinzentos e castanhos), caixa azul (botões azuis, verdes e violeta), caixa vermelha ( botões vermelhos, cor-de-rosa, cor-de-laranja e amarelos) e na caixa branca (botões brancos e transparentes). Este jogo ajuda a classificar as cores e a identificar as cores quentes e frias.

 

Jogo da Mímica

Jogo da mímica é bastante conhecido. Jogo da Mímica pode ser jogado por crianças de várias idades e estimula a criatividade e a imaginação.

Jogo da Mímica

Jogo da mímica é bastante divertido, pode ser educativo e é muito simples de preparar. Pode ser jogado a partir dos 4 anos e apenas necessita de pequenos cartões de papel ou cartolina e caneta ou lápis. Uma excelente actividade para um dia de chuva ( pode jogar dentro de portas) ou demasiado quente (por exemplo jogar à sombra de uma árvore).

Jogo da Mímica

Antes de iniciar o jogo propriamente dito, escreva, em pequenos cartões, as ações que deverão ser mimadas. Por exemplo, cortar, costurar, bater, coçar, lavar a cabeça, comer, beber, pentear-se, pintar, escrever, ler, correr, apagar, chamar, varrer, adormecer, tocar tambor, telefonar… escolha as palavras que preferir ou mais adequadas ao seu grupo etário.

 

Como jogar o Jogo da Mímica

Sente as crianças em círculo e uma a uma, a criança escolhe um cartão. Ao seu ouvido sussurre a respectiva palavra. De seguida a criança mima a ação perante os colegas, que terão de adivinhar o que está a fazer. O primeiro que adivinhar, será o próximo a fazer a mímica.

Motive a criança a fazer gestos diferentes, não apenas aqueles que já conhece de trava-línguas ou adivinhas

 

Jogo das Palavras

Jogo das palavras é um jogo de linguagem. Jogo das palavras permite que as crianças desenvolvam o vocabulário e a capacidade de pensar em palavras que iniciem com a mesma letra. Deve ser jogado em grupo a partir dos 4 anos de idade.

Jogo das Palavras

Utilize várias frases para as crianças completarem com o início da palavra dada:

  • Coloquei na minha cesta… uma cenoura!
  • Pus na caixa da Joana… uma castanha!

 

 

 

jogo do Urso

Jogo do urso é uma actividade que permite que a criança tome consciência dos seus movimentos e do que implica “estar quieto”.

Material para Jogo do Urso

Para o realizar apenas necessita de um espaço amplo (sala ou exterior) e dois instrumentos musicais (pandeireta, apito, campainhas, clavas, tambor, etc).

Descrição do Jogo do Urso

Escolha uma das crianças para ser o urso e os restantes são pessoas que passeiam pela floresta.

Ao som de um dos instrumentos (pandeireta, por exemplo) todas as crianças fazem algo na floresta: apanham flores, cortam lenha, brincam com as borboletas, etc), mas quando soar o outro instrumento ( tambor, por exemplo) é sinal de que o urso está a chegar e todas as crianças têm de se deitar no chão e ficar bem quietas!

A criança que faz de urso anda pelo meio das outras, se alguma criança se mexer troca de lugar com o urso e a brincadeira começa de novo!

 

O Elefantinho Colorido

Azul, vermelho, verde, amarelo... Qualquer objeto com essas cores se transforma em pique.
A atividade exige atenção e agilidade para correr e não ser pego.
- IDADE A partir de 4 anos.
- LOCAL Ambiente espaçoso e colorido.
- PARTICIPANTES: No mínimo três.
-COMO BRINCAR: Uma criança é escolhida para comandar. Ela fica na frente das demais e diz: “Elefantinho colorido!” O grupo responde: “Que cor?” O comandante escolhe uma cor e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha aquela tonalidade.
Vale se a cor pedida estiver na roupa de alguém na roupa.Se o pegador encostar em uma criança antes de ela chegar à cor, é capturada. O comandante tem de escolher uma cor que não está num local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais.
Vence a brincadeira quem ficar por último.

Mais em: https://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=53#ixzz2L6QsqpmF

 

Jogo do apito
Planejamento para disciplina de Educação Física – 3º Ano do Ensino Fundamental I.
 

Disciplina: Educação Física
Conteúdo: Jogos motores ritmados
Ano de ensino: 3º ano / 9 anos
Tema: Jogo do apito.

Objetivo:
Desenvolver a coordenação motora ampla, a percepção auditiva e de espaço e a lateralidade.
Estimular a capacidade auditiva e de observação por meio dos mais variados movimentos.

Material:
Um apito.

Conhecimento prévio:
Ter vivenciado todos os movimentos propostos pelo professor.

Atividade motivacional:
Premiar os alunos que conseguirem realizar todos os movimentos sem errar.

Encaminhamento metodológico:
Solicita-se que os alunos realizem diferentes movimentos e posições conforme o número de vezes que escutarem o som do apito.
Primeiramente treinarão os movimentos sugeridos: ao escutarem uma vez o som do apito – andar, duas vezes o som do apito – correr, três vezes o som do apito – parar, quatro vezes o som do apito – sentar.
Após vivenciarem a atividade e alongarem, propõe-se que o aluno que não acertar o movimento perca um ponto preestabelecido. Trocar os movimentos conforme a necessidade.

Avaliação:
Pode ser realizada de forma interna, com feedback ao final da aula. Esta avaliação pode ser arquivada sem a necessidade de divulgação para os alunos.

 

 

 

 

 

 

 

      

 

 

 
 

 

 

—————

Voltar


Contato

Paula Reis Psicopedagoga Clínica e Institucional- ABPp nº 12506